Fórum Aliança Sustentável 2025: Cubatão assina convênio com Unifesp

O Fórum Aliança Sustentável 2025, realizado no dia 25 de agosto no Bloco Cultural de Cubatão, reuniu autoridades federais, estaduais, municipais, especialistas e CEOs de grandes indústrias em um debate sobre inovação, sustentabilidade e competitividade regional. Durante o evento, promovido pela iniciativa privada, a Prefeitura de Cubatão assinou protocolo de intenções junto à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) via Instituto do Mar (IMar)

Na ocasião, foi assinado um convênio que trata da cooperação em áreas estratégicas como meio ambiente, educação, ciência e tecnologia, aproximando a universidade das políticas públicas municipais, mostrando Cubatão como polo de diálogo. O evento abordou experiências bem-sucedidas na construção coletiva de soluções alinhadas à pauta ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O protocolo de intenções busca aproximar Prefeitura e instituição na implementação de projetos educacionais, de pesquisa e inovação nas diferentes áreas do saber que atendam às necessidades do município. O prazo de vigência será de 12 (doze) meses a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

Presente no evento, o presidente da APT, Eduardo Silveira, acredita que a economia do Turismo é o grande ativo para a preservação, com o Turismo de Natureza, ou o turismo de comtemplação, promovendo a sustetabilidade através de ações focadas na comunidade local.

“Para a APT esse é um evento muito importante pois ressalta a cultura caiçara com destque para os locais desse território. A preservação passa pela conscientização, pela formação na educação. Numa abordagem mais moderna e transversal, os temas da suistentabilidade devem ser pautas e temas do Turismo de Natureza. O fomento da atividade turistica nessas regiões gera o senso de pertencimento, promovendo a importância da preservação desses teritórios para o planeta e para as futuras gerações”

Silveira citou o Guará Vermelho, simbolo da cidade de Cubatão, demonstrando que a regeneração da natureza é uma realidade possível, “e o Turismo deve ser a atividade que vai conectar a preservação com a sustentabilidade de negócios locais e das pessoas no território onde habitam.”

Fonte: Prefeitura Municipal de Cubatão e APT

Fotos: Eduardo Silveira

Veja também

Rolar para cima