Temporada de cruzeiros chega ao fim com saldo de 1,2 milhão de passageiros no Porto de Santos

A temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 no Concais, terminal de cruzeiros do Porto de Santos (SP), chega ao fim nesta sexta-feira, 3 de maio, com resultados impressionantes e que superam as expectativas. Com 153 escalas e a operação 16 navios, sendo sete de escalas regulares – da MSC os navios Grandiosa, Seaview, Lirica, Preziosa, Armonia, e da Costa Cruzeiros, os navios Costa Favolosa e Diadema – e nove navios exclusivamente de trânsito com turistas estrangeiros, o terminal atendeu um milhão e dois mil passageiros.


Esse marco histórico não apenas reafirmou a posição do Concais, que completou 25 anos nesta temporada, como o principal terminal de cruzeiros do Brasil, mas a movimentação de passageiros também gerou um impacto significativo na economia da Baixada Santista, com valor estimado em R$ R$804,2 milhões. Esses números evidenciam também que os cruzeiros já fazem parte da vida dos brasileiros, com cada vez mais turistas buscando experiências em alto mar, como a viagem dos sonhos.


“Se considerarmos outros tributos como a movimentação de tripulantes, impostos e combustível, esse valor pode ultrapassar um bilhão”, diz o gerente de operações do Concais, Javier Humberto Carnevale.

“O bom resultado dessa temporada se deve a alta ocupação dos leitos nas embarcações, uma ótima estrutura para atendimento dos nossos passageiros, com investimentos constantes em infraestrutura e equipamentos de segurança portuária, como câmeras, escâneres e raio x, proporcionando mais segurança também para armadores e tripulantes, uma equipe excelente e bem preparada do terminal, além da parceria entre todas as autoridades envolvidas nas operações”, destaca.

Com uma infraestrutura cada vez mais complexa, que zela pelo conforto e, principalmente, pela segurança, o terminal Concais já investiu, desde a sua inauguração, R$ 30 milhões em equipamentos, câmeras e atualizações de softwares de segurança, sendo cerca de R$ 4,1 milhões somente em 2023.

Primeiro terminal de passageiros certificado pelo ISPS Code no Brasil, o Concais é dotado de protocolos de segurança que seguem rigorosamente o Plano de Segurança aprovado pela CESPORTOS/CONPORTOS, com normas internacionais obrigatórias – ISPS CODE, que trata da interface dos navios e das instalações portuárias que previne embarque de explosivos entre outros.
Além de ter o certificado de segurança portuária, o terminal é também um recinto totalmente alfandegado e, portanto, atende todas as determinações da Portaria RFB nº 143/2022, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Turismo interno

Do total de passageiros que passaram pelo Concais nessa temporada, 73,9 mil foram cruzeiristas em trânsito, ou seja, aqueles que desembarcaram para conhecer a cidade e, no fim do dia, retornaram para a sua viagem. Desse total, 81% foram turistas brasileiros, vindos de cidades como Itajaí, Maceió, Rio de Janeiro e Salvador, além de turistas de Buenos Aires. Os estrangeiros, que cruzaram o oceano em navios exclusivamente de trânsito, representaram 19% desse total.

Temporada 2024/2025

Para a temporada 2024/2025, que tem início previsto para outubro deste ano, estarão no Brasil os navios da MSC Seaview, MSC Grandiosa, o MSC Orchestra e o MSC Armonia. O MSC Poesia realizará embarques na Argentina para itinerários regulares rumo a destinos nacionais.
Já a Costa Cruzeiros deverá operar em águas brasileiras com três navios: Costa Diadema, Costa Favolosa e Costa Pacifica. Eles irão realizar viagens de 3 a 8 noites pelo litoral brasileiro e pela região do Rio da Prata (Buenos Aires e Montevidéu).


A grande novidade da próxima temporada será o Réveillon a bordo do Costa Pacifica, que ficará atracado na orla de Santos para o espetáculo de fogos da cidade. Com embarque em Santos e alternando paradas em Búzios e Angra dos Reis, com Ilhabela e Balneário Camboriú, o navio iniciará suas atividades regulares com a saída de seu primeiro mini cruzeiro no dia 22 de novembro de 2024.


Fonte: Assessoria de Imprensa Concais
Fotos: Fernando Siqueira

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