
Durante a realização da Segunda Audiência Pública de Implantação do Campus Santos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizada no dia 21 de agosto na sede do Parque Tecnológico de Santos, o presidente da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT), Eduardo Silveira, fez um clamor público pela vocação turística da cidade, convocando toda sociedade santista para que participem e votem na Consulta Pública escolhendo o Turismo como um dos eixos de estudo para os novos cursos que serão lançados em 2026, em Santos.
“Convidamos toda a sociedade e os profissionais do Turismo a nos ajudar participando da consulta pública que vai escolher os dois eixos do conhecimento, que serão a base dos novos curso para 2026. Cada vez mais, Santos está caminhando para o desenvolvimento do turismo com grandes obras. O túnel Santos-Guarujá, o novo Terminal Marítimo de Passageiros, o novo Mercado Municipal e o aeroporto civil metropolitano são exemplos disso. Todos esses novos equipamentos irão gerar um nova demanda de turistas em nossa região. Mas, para que todas essas obras de infraestrutura tenham significado, é preciso capacitar e formar novos profissionais de Turismo. Além de nosso parque hoteleiro com redes internacionais e da temporada de cruzeiros, nossa região tem cerca de 350 agências de turismo e empresas de representação do setor. Por isso, é fundamental pensar na formação do novo profissional, de guias de turismo e técnicos de turismo.”
Esta segunda audiência teve como foco a apresentação do levantamento de dados secundários para compreensão da vocação do município e posterior definição dos eixos tecnológicos e cursos a serem ofertados na nova unidade.
Participe da consulta pública, acessando o link a seguir e nos ajude a promover a formação qualificada e a empregabilidade do setor de Turismo: clique aqui.
Este formulário tem como finalidade promover o envolvimento da população na definição dos eixos tecnológicos e cursos que poderão ser ofertados no Campus Santos. Os dados coletados serão utilizados para análise das demandas locais e da viabilidade de implementação das futuras formações.
As indicações de cursos devem seguir as nomenclaturas estabelecidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Caso não conheça as opções disponíveis, todas as definições de eixos tecnológicos, nomes e características dos cursos podem ser consultadas no site oficial: https://cnct.mec.gov.br/.
Ao longo do formulário, você encontrará perguntas sobre a oferta de cursos no campus. Como cidadão que reside ou atua profissionalmente em Santos, solicitamos que indique os eixos tecnológicos e cursos que considerar mais relevantes para atender às necessidades de formação técnica e acadêmica da população local.
HISTÓRICO
Em junho, o IFSP, a Prefeitura de Santos e a Fundação Parque Tecnológico firmaram acordo para implementação provisória no hub de fomento à ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo. O termo de cessão como sede temporária tem validade de cinco anos e prevê o uso de estruturas já disponíveis no local até que a sede definitiva seja construída.
No mês de julho, o Parque Tecnológico recebeu a primeira audiência para a implementação do Campus Santos. A previsão é que suas atividades iniciem de forma gradual a partir de 2026.
INSTITUTO
Com mais de 70 mil alunos distribuídos em dezenas de unidades, o IFSP é o maior Instituto Federal do Brasil. Vinculado ao Ministério da Educação, oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, com foco em ciência, tecnologia e inovação. Cada unidade atende em média 1,4 mil alunos.
Sonho antigo da comunidade acadêmica e da gestão municipal, a implementação do IFSP em Santos também significa mais uma etapa na revitalização da região do Centro Histórico.
A terceira audiência pública está prevista para setembro, com data a ser confirmada. Mais informações em https://san.ifsp.edu.br.