Pertencimento e preservação são destaques da 1ª Semana do Patrimônio 2025

A importância de a sociedade conhecer para valorizar e preservar foi destaque na abertura da 1ª Semana do Patrimônio 2025 na tarde de segunda-feira (11/8), na Associação Comercial de Santos (ACS), reunindo representantes do poder público e de instituições da área. O evento seguiu até esta sexta-feira (15/8) com palestras e debates na ACS e com agendas externas.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Glaucus Farinello, que atualmente preside o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), destacou que os cidadãos só preservam o patrimônio se desenvolvem o sentimento de pertencimento. “Isso só acontece com eventos como este, que promovem a reflexão e o diálogo. Nós precisamos cuidar da Cidade, da natureza, do meio ambiente, das pessoas e do patrimônio”.

Representando a ACS, o diretor financeiro, Rogério Conde, afirmou que a instituição com mais de 150 anos ocupa um prédio centenário e incentiva a revitalização do Centro Histórico de Santos. Já o coordenador da Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil, da ACS, José Ramón, destacou que é importante construir e restaurar.

Também estiveram presentes na abertura Danilo Nunes, superintendente do Iphan em São Paulo, Fábio Picarelli, da Subprefeitura de Paranapiacaba, Leonardo Delfino, presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Alessandro Lopes, arquiteto da Prefeitura de Santos, Inês Rangel, da Secretaria de Cultura, Thiago Papa, secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, e Marina Destro, chefe da Seção de Patrimônio Histórico e Cultural de Santos (Sepasa).

Com palestras, mesas de debates e outras atividades, a Semana acontecerá em diversas localidades da área central da Cidade, que guarda grandes exemplares do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.

O presidente da APT, Eduardo Silveira, participou da programação de terça-feira (dia 12), que pela manhã contou com um passeio guiado de catraia (Parque Valongo-Mercado Municipal) e visita ao Mercado. A atividade foi conduzida por Leonardo Carvalho (Seman) e Roger Guerra (Seobe). Na parte da tarde, aconteceu a palestra Projetos Significativos de Restauração e Retrofit com Cidade Matarazzo, Metaforma Incorporadora e arquiteto Ney Caldatto, na sede da ACS.

Fonte: Associação Comercial de Santos

Fotos: Eduardo Silveira

Veja também

Rolar para cima