A Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista, atenta ao aumento de casos de voos cancelados no Brasil pelas cias aéreas Azul, Gol e Latam, emite esse comunicado com o objetivo de alertar seus associados, turistas e demais profissionais de turismo sobre o recorrente aumento, nos últimos dias, de voos cancelados por todo o Brasil, em decorrência do aumento de casos de Covid-19 e da gripe influenza H3N2 entre os funcionários das cias aéreas (pilotos, comissário de bordo, mecânico, equipe de atendimento).
Desta forma, preparamos um check-list, juntamente com as dicas do Sou+Agente, das principais orientações para que todo esse impacto seja minimizado para os viajantes e profissionais de turismo.
- Verifique se na reserva consta o contato e email atualizado do passageiro e/ou da agência de viagens, pois em caso de alteração isso irá facilitar para a cia aérea fazer o contato e informar em caso de cancelamento, atraso ou alteração de horário;
- Antes de ir para o aeroporto, verifique a reserva no site da cia aérea ou no site do aeroporto que irá iniciar a viagem, no painel de voos. Ali terá todas as atualizações de voos que irão acontecer no dia da viagem;
- Tente fazer o seu check-in no site da cia aérea, com pelo menos 48 horas de antecedênca da data de embarque, assim evita-se imprevistos para a viagem.
- Lembre-se de alertar o passageiro a fazer a conferência dos documentos para a viagem, se o passaporte está na validade, se o RG está em bom estado e verifique com a cia aérea ou com seu agente de viagens se será necessário mais alguma autorização para viajar;
- Cada cia aérea tem a sua política e custos para caso o passageiro prefira despachar a mala. Portanto, tente sempre verificar as regras para “despachar” a bagagem ou se é somente bagagem de mão. Pagando no dia da viagem, o valor pode aumentar em até 50%, em relação às compras antecipadas;
- recomendamos a apresentação com bastante antecedência no aeroporto ao horário de partida do vôo, e mesmo seguindo todos os passos e realizado o check-in, fique de olho no painel de aviso com a confirmação do horário e do portão de embarque.
ABEAR
Com o objetivo de sempre informar a todos qualquer alteração na malha aérea, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) reitera a importância de que os passageiros se mantenham informados sobre a situação de seus voos nos sites da companhia de sua escolha, devido ao avanço do contágio da variante ômicron entre alguns colaboradores das empresas.
Importante lembrar que 100% das tripulações de nossas associadas estão vacinadas contra a Covid-19 e que a situação está em monitoramento permanente. Até o momento, a LATAM Brasil anunciou o cancelamento de cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais para o mês de janeiro. Na VOEPASS, o impacto é de em torno de 0,4% no mesmo período. GOL, ABAETÉ e RIMA ainda não tiveram de remanejar suas malhas aéreas.
A ABEAR destaca que as suas associadas não cobrarão multas para remarcação de voos nos casos de cancelamentos motivados por diagnóstico de Covid-19 entre seus tripulantes.
LATAM
A LATAM informa que, em função do recente aumento de casos de Covid-19 e de Influenza, precisou cancelar no Brasil cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia dentro e de/para o País durante todo o mês de janeiro (veja aqui a lista dos voos cancelados nos próximos dias).
A LATAM lamenta essa situação totalmente alheia à sua vontade e não está medindo esforços para comunicar diariamente a todos com a maior antecedência possível. A companhia tem comunicado os clientes por meio dos seus perfis nas redes sociais, e-mail, SMS, WhatsApp, pelo canal Minhas Viagens em latam.com e também por meio da imprensa.
Antes de se dirigir ao aeroporto, é importante que o cliente confira o status do seu voo diretamente em latam.com. Caso o seu voo tenha sido alterado, o cliente deve realizar o login no site da LATAM e acessar Minhas Viagens > Administrar suas viagens. Neste campo, pode remarcar a sua viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa.
A LATAM permanece reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e obedecendo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua. Em todos os voos é obrigatório o uso de máscara durante toda a viagem (confira aqui as máscaras permitidas).
A LATAM também permite que passageiros diagnosticados com covid-19 possam remarcar uma vez a data de sua viagem sem multa, mas pagando diferença tarifária (se houver). O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio.
Para viagens internacionais, a LATAM orienta que os clientes consultem com antecedência, em Requisitos para Viajar, todas as regras do país de destino da sua viagem. Outra importante fonte de informação ao viajante é a central de informações da IATA (International Air Transport Association).