Turismo sustentável: a nova forma de explorar o mundo

O turismo sustentável é uma atitude aplicada ao turismo que busca equilibrar as necessidades dos turistas, da indústria do turismo e seus profissionais, das comunidades locais e do meio ambiente. Essa atitude garante que o turismo sustentável coexista promovendo e preservando o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O conceito de turismo sustentável foi definido pela primeira vez em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (a Eco-92), que aconteceu no Rio de Janeiro. Foi concebido com base no conceito de desenvolvimento sustentável, considerando as dimensões sociocultural, ambiental e econômica.

Atualmente, já se pode considerar que o turismo sustentável comtempla os 5 pilares da sustentabilidade propostos pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), quais sejam, Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Podemos definir o turismo sustentável como uma maneira de viajar respeitando-se a cultura, as tradições, o meio ambiente e as pessoas locais, dando protagonismo às comunidades locais residentes.

A OMT (Organização Mundial do Turismo) define o turismo sustentável como “turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”. O Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), por sua vez, complementa o conceito da OMT afirmando que:

“Turismo sustentável deve fazer uso otimizado dos recursos ambientais que constituem um elemento-chave no desenvolvimento do turismo, mantendo processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar o patrimônio natural e a biodiversidade; respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades anfitriãs; conservar seu patrimônio cultural e seus valores tradicionais e contribuir para a compreensão e tolerância interculturais; garantir operações econômicas viáveis e de longo prazo, fornecendo benefícios socioeconômicos a todas as partes interessadas que sejam distribuídas de maneira justa, incluindo oportunidades estáveis de geração de emprego e renda e serviços sociais para as comunidades anfitriãs e contribuindo para o alívio da pobreza”.

Benefícios

  • Preservação do meio ambiente: Ajuda a proteger a natureza e a biodiversidade, garantindo a qualidade de vida para as futuras gerações.
  • Desenvolvimento das comunidades locais: Gera renda, empregos e oportunidades para as comunidades anfitriãs, fortalecendo a economia local.
  • Melhora da qualidade da experiência turística: Proporciona aos turistas a oportunidade de vivenciar a cultura local, interagir com a natureza e se conectar com a comunidade.
  • Promoção da conscientização ambiental: Ajuda a sensibilizar os turistas e a população local sobre a importância da sustentabilidade, promovendo a mudança de atitudes e comportamentos.

Práticas de Turismo Sustentável

  • Escolher destinos e acomodações sustentáveis: optar por hotéis, pousadas e outras acomodações que adotam práticas de gestão ambiental e social responsáveis, como a utilização de energia renovável e a coleta seletiva de resíduos.
  • Respeitar a cultura local: adoção de práticas de respeito aos costumes, tradições e valores da comunidade anfitriã, evitando a discriminação e a imposição de padrões culturais.
  • Utilizar meios de transporte mais sustentáveis: optar por transportes que reduzem a emissão de gases de efeito estufa, como a bicicleta, o transporte público e a caminhada.
  • Participar de atividades que valorizam a natureza e a cultura local: adoção de práticas como a visita a parques nacionais, a participação em projetos de conservação ambiental e a interação com comunidades locais.
  • Evitar o consumo excessivo e o desperdício: adotar práticas de consumo consciente, como a redução do uso de plástico, a utilização de produtos locais e a minimização do desperdício de recursos.

Conclusões

Podemos concluir que as tendências e perspectivas para o Turismo Sustentável, será a nova maneira como cada viajante irá vivenciar cada sua viagem: seja através de Experiências Imersivas (oportunidade de se imergir na cultura, tradições e vida local, promovendo a troca e a compreensão entre diferentes culturas.); ou com o Turismo Regenerativo (uma nova abordagem que visa não apenas minimizar o impacto, mas também restaurar e melhorar o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.).

Dessa forma, o Turismo dará um salto no caminho da Tecnologia e da Inovação, pois terão um papel importante na gestão sustentável dos recursos e do monitoramento ambiental e na promoção de experiências turísticas mais personalizadas. Formação de uma nova rede de Parcerias e Redes Colaborativas entre empresas, governos e comunidades.

O maior legado do Turismo Sustentável, está na Conscientização e a na Educação. Elas irão promover uma mudança comportamental em toda a sociedade. A consciência ambiental e da importância do turismo sustentável serão fundamentais para a mudança de atitude e a adoção de práticas mais responsáveis por todos nós.

Veja também

Rolar para cima