
A APT mantém um relacionamento sólido e efetivo com muitos setores da cidade de Santos e toda Baixada Santista. Essa pluralidade traz um frescor importante para nosso setor e ressalta o papel da APT em ser o interlocutor oficial do turismo e dos profissionais com a sociedade. Somos a primeira entidade de turismo da nossa região.
Com o Poder Público, estivemos em Brasília em algumas oportunidades durante a pandemia, em defesa do setor de cruzeiros. Realizamos um Fórum Metropolitano de Turismo em Praia Grande em parceira com a Uvebs (União dos Vereadores da Baixada Santista). Mais recentemente, podemos ressaltar a excelente relação como o secretário de Turismo de Santos, Thiago Papa, com a secretária de Turismo de São Vicente, Juliana Santana, com o secretário estadual de Viagens e Turismo, Roberto de Lucena, e com o Deputado Estadual Paulo Correa, que inclusive acatou uma sugestão da APT e criou o projeto de Lei que está em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), para celebrar o Dia do Agente de Viagens. O deputado Paulo Correa é um grande parceiro do Turismo, pois alguns de seus projetos, que se tornaram lei, favorecem o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo.
A APT faz questão de manter as portas abertas a todos. Em Santos, desde 2021, a APT faz parte como membro efetivo com Conselho Municipal do Turismo. Já atuamos em parceria com o Lide Empresarial, com o Convention Bureau de Santos, com o SinHores, o Portal Panrotas e com instituições de ensino, entre outras entidades e setores.
Além disso, somos associados da Associação Comercial de Santos, onde recentemente participamos com Condesan (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos).
Com o terminal de passageiros do Concais, a APT possui um vínculo muito grande e próximo de cooperação. Em parceria, já realizamos algumas iniciativas, principalmente de valorização da atividade e do profissional que trabalha no terminal, com a realização de palestras. O Terminal Concais é o maior empregador do setor de cruzeiros, entre os terminais de passageiros.
A APT busca manter o diálogo amplo com outras entidades e setores econômicos. Financiamos e apoiamos vários eventos do segmento. A atividade turística é muito ampla, e buscamos atuar de forma conjunta, em cooperação para desenvolver o turismo de nossa região.
O agente de viagens e o profissional de turismo, na verdade, vendem e oferecem aquilo que eles têm de conhecimento. Pensando nisso, a APT tem investido bastante em conhecimento, seja ele técnico, econômico ou social. Por isso, intensificamos nesse ano essa ação com o evento Meeting APT, que promove conhecimento e networking entre os profissionais do setor.
Outro destaque importante está ligado às ações de marketing, com foco na valorização dos profissionais com a campanha #SouProfissionaldoTurismo (2018). Para despertar na sociedade o pertencimento do nosso patrimônio e do turismo regional, realizamos o primeiro Free Walking Tour no Centro Histórico de Santos (2020), criamos a campanha Santos Lovers (2021) para ressaltar a cultura santista e lançamos o concurso fotográfico Santos Lovers (2022). Durante as comemorações do Bicentenário da Independência, lançamos um novo circuito turístico na cidade, a Rota da Independência (2022).
Em um projeto inédito de cooperação entre agências de turismo da Baixada Santista, deu início uma ação especial de vendas chamada Super Feirão de Viagens da APT (2023/2024). No Youtube, lançamos a Live do Associado da APT (2020) e a websérie Santos Lovers (2024), apresentando diversos aspectos da história de Santos.
Ações da APT e de seus associados em prol do turismo e do mercado não faltam, e vem muito mais por aí!
Eduardo Silveira – diretor presidente da APT





