Viajar é mais do que sair do lugar. É viver algo novo, se permitir sonhar, conhecer o mundo e, muitas vezes, a si mesmo. E por trás de cada roteiro bem planejado, de cada dica certeira e de cada viagem que dá certo, há um profissional que faz toda a diferença: o agente de viagens.

Neste 22 de abril, celebramos o Dia do Agente de Viagens, e com ele, a oportunidade de reforçar o valor de quem trabalha, diariamente, para transformar desejos em experiências únicas, com segurança, planejamento e cuidado.
Ao contrário do que muitos imaginam, contar com um agente de viagens não é um luxo, é uma escolha inteligente. É esse profissional que conhece os destinos, acompanha as tendências, antecipa possíveis imprevistos e, principalmente, personaliza cada detalhe da viagem conforme o perfil e as expectativas do cliente.
Além disso, o agente não está apenas na hora da compra. Ele está presente antes, durante e até depois da viagem, garantindo suporte, orientação e soluções, caso algo saia do previsto. É uma parceria de confiança que agrega muito mais do que o ato de emitir passagens ou reservar hotéis.
Um bom agente de viagens separa o joio do trigo, filtrando todo tipo de novidades e ofertas da internet que parecem mais atrativas – e baratas –, orientando e protegendo o cliente de armadilhas comuns em plataformas digitais.
Ele valoriza o tempo e o investimento de quem sonha em viajar, pois com a orientação especializada é possível otimizar custos, evitar gastos desnecessários e aproveitar melhor cada oportunidade. Afinal, quem viaja quer apenas curtir, vivenciar experiências, conhecer culturas e paisagens, aproveitando cada minuto ao máximo.
Nesta data especial, reforçamos a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes de viagens também para o fortalecimento da indústria do turismo, divulgando destinos e empregando qualidade no relacionamento com clientes e todos do trade.
Aos colegas de profissão, nosso reconhecimento e admiração por fazerem do turismo um mercado cada vez mais qualificado e importante para a economia nacional. Continuem sendo pontes entre pessoas e lugares, realizando sonhos e mostrando que, mais do que vender viagens, somos especialistas em criar memórias.
Eduardo Silveira, presidente da Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista (APT)